Gerenciamento de projetos
A gerência de um projeto é a aplicabilidade de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos definidos previamente.
O projeto de arquitetura da edificação compreende as fases de Estudo Preliminares, Anteprojeto e/ou Projeto de Aprovação, Projeto de Execução e Assistência à Execução da Obra, avaliando a compatibilidade do projeto no que se refere a funcionalidade, dimensionamento e e padrões de qualidade, custos e prazos de execução da obra. A gerência de projetos tem a finalidade de manter os riscos de fracasso em um nível tão baixo quanto necessário durante o ciclo de vida do projeto. O risco de fracasso aumenta de acordo com a presença de incerteza durante todos os estágios do projeto. É a definição e o alcance de objetivos em que se aperfeiçoa o uso dos recursos disponíveis. O conhecimento e as práticas da gerência sempre devem ser classificados pensando no resultado final, levando em consideração todas as etapas do processo: a introdução, o planejamento, a execução, o controle e o encerramento. Todos esses itens devem ser aplicados respeitando o tempo, custos, a comunicação entre o cliente e o executor.
1-LEVANTAMENTO DE DADOS
O cliente demonstra seus objetivos e necessidades prévias claras, a fim de atender a todos os anseios do cliente. É a expressão das metas do cliente e das necessidades dos futuros usuários da obra, descrevendo as funções que serão adotadas, os dimensionamentos, padrões exigidos e os recursos disponíveis pelo cliente.
Passa-se a recolher dados cadastrais que, após serem consolidados, embasarão o estudo preliminar. Essas informações são obtidas em escrituras e convenções, de posse do cliente, tais como sondagens geológicas, levantamentos planialtimétricos com curvas de nível, construções existentes e vizinhas, arruamentos e calçadas, tipos de uso e ocupação do solo, taxas de ocupação e construção,