Gerenciamento de Projetos
O QUE É UM PROJETO?
É um empreendimento temporário, com objetivo de criar um produto, serviço ou resultado único (PMBOK, 2008)
O QUE FAZ SURGIR UM PROJETO?
Projetos atendem necessidades que podem ser:
Requisição do Cliente
Demanda geral do mercado e da sociedade
Obrigações legais e regulatórias (normas, leis),
Necessidades do negócio
Busca por eficiência e melhoria no processo,
Busca por inovação e tecnologia e concorrência
Redução de risco
QUAL A DIFERENÇA ENTRE EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE?
Eficiência – relacionada ao uso do recurso (capacidade de fazer + com -)
Eficácia – trata-se da resolução do problema
Efetividade – está ligada a consequência
ESCOPO - DEFINIÇÃO
A definição do escopo se segue ao entendimento dos objetivos do projeto, dos resultados esperados e à descrição sumária do trabalho a ser realizado.
É feita na etapa de iniciação do projeto e detalhada na etapa de planejamento. Descreve as características do produto e o trabalho necessário para realizá-lo.
O consenso inicial sobre o escopo do projeto é estabelecido entre pessoas, organizações ou departamentos de organizações, sendo uma pessoa, empresa, o cliente, o demandante do serviço, o prestador de serviços designado ou outra pessoa, para fazê-lo.
ESCOPO - OBJETIVO
Embora pareça tratar de informações redundantes, é um processo necessário para explicitar a percepção do que o cliente espera do produto e o que o prestador de serviços precisa projetar, produzir, entregar.
Neste momento, todos os fatores, especialmente prazos e custos, ficam expostos, para não deixar margem a interpretações ambíguas, embora normalmente seja necessário mais adiante revê-los para ajustes das expectativas sobre o produto.
OJETIVO – DEFINIÇÃO
O objetivo de um projeto indica o que vai se realizar, ou seja, um enunciado claro e preciso das metas, os fins e os resultados aos quais se aspira chegar, qual motivo você quer o projeto? O que se pretende