Gerenciamento de Projetos
Módulo: 2
Atividade:
Título: Desenvolvimento da Super Célula de Combustível - SCC
Aluno: Cristiani Reimers
Disciplina: Técnica de Gerência de Projetos
Turma: 39
Introdução
Com o intuito de promover o desenvolvimento do País por meio da inovação e da pesquisa científica e tecnológica voltadas para o ambiente produtivo, o Governo Federal promulgou a Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004, regulamentada pelo Decreto nº 5.563, de 11 de outubro de 2005. Trata-se de mais um passo em direção ao desenvolvimento industrial, científico e tecnológico, vindo ao encontro do espírito constitucional relativo ao tema (arts. 218 e 219 da Constituição Federal de 1988).
A Lei nº 10.973, de 02/12/2004, denominada Lei da Inovação, surgiu da necessidade de estimular o processo de inovação tecnológica no Brasil, visando ao aumento da competitividade das empresas brasileiras no mercado nacional e internacional.
O presente projeto consiste no desenvolvimento da Super Célula de Combustível – SCC, altamente eficaz e pouco poluente para ser utilizada como sistema de emergência em áreas ainda não cobertas por energia elétrica.
Este é um projeto da área de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D, onde os avanços da tecnologia passaram a exigir metodologias mais assertivas no planejamento, execução e controle dos projetos, garantindo os resultados esperados pelas organizações. Atualmente, um dos modelos mais consolidados de gerenciamento de projetos é o Project Management Body of Knowledge (PMBOK), publicado pelo Project Management Institute (PMI), utilizado em muitos países.
Importância de projetos de P&D
No seu art. 1º, a Lei da Inovação define seu desígnio de efetivar os arts. 218 e 219 da Constituição Federal de 1988, que encarregam o Estado de criar medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas à capacitação tecnológica e ao alcance da autonomia tecnológica e consequente desenvolvimento