GERENCIAMENTO DE PROJETOS
O objetivo deste trabalho é analisar e descrever como as organizações de pequeno e médio porte podem implantar a filosófica do gerenciamento de projetos. Abordando as principais dificuldades na inclusão da metodologia, demonstrando alguns dos problemas a serem enfrentados pelas organizações e os gerentes de projetos na superação dos obstáculos em busca do sucesso.
INTRODUÇÃO
Quando falamos em Gestâo de projetos, logo pensamos em grandes empresas e grandes projetos, mas gerenciamento de projetos é uma atividade importante para o sucesso e crescimentodas de empresas, mesmo para as de pequeno e médio porte. A administração de projetos possui âmago estratégico nos resultados, compreendendo as organizações como um todo. É a ação que, em suas peculiaridades, incentiva a criatividade e a inovação. Agilidade, foco, determinação e flexibilidade são fundamentais para iniciação de um projeto. O mercado está cada vez mais dinâmico, com novidades a cada segundo, e se as pequenas e médias empresas não agirem, acabarão perdendo para a concorrência.
Imaginando a competitividade, onde, as mudanças e as disputas de mercado são elevadas, a necessidade da implantação da filosofia de gerenciamento de projetos se torna cada vez maior, pois tal modelo, além de incrementar retornos financeiros sobre o investimento, dará sentido e definirá objetivos.
A implantação da filosofia de gestão de projetos, comporta a melhoraria da visibilidade sobre as necessidades do mesmo; à ter objetivos bem definidos; estimativas mais adequadas; maior previsibilidade; minimização de riscos; aumento da satisfação dos envolvidos; maior produtividade organizacional; uso otimizado dos recursos e; melhores níveis de qualidade.
Empresarialmente pensando, o gerenciamento de projetos precisa ser fácil e prático. O que pode bloquear a utilização do sistema, é acreditarem que o método pode vir a borocratizar o processo, gerando atrasos na entrega dos resultados. Mas para cada caso e tipo de