o alienista
É considerado também como uma das formas verbais do modo Indicativo. É uma estrutura composta por dois verbos (perífrase verbal) unidos pela preposição “a”: o primeiro verbo é o verbo “ir” em PRESENTE do indicativo flexionado na pessoa gramatical que realiza a ação; o segundo verbo é o verbo principal que fica invariável em INFINITIVO:
Modelo:
Yo voy a viajar
Tú vas a cambiar
La inflación va a subir
Nosotros vamos a invertir
Vosotros vais a escuchar
Las empresas van a reclamar
Esta estrutura tem uma variação de uso em relação a outra forma do futuro do indicativo (Futuro Imperfecto del Indicativo). Enquanto o “Futuro Imperfecto” não indica com precisão em qual momento do futuro será realizada a ação, o “Futuro Inmediato” serve para expressar que a ação é IMINENTE.
FICHA 29 : MODO CONDICIONAL SIMPLE
Diferentemente dos dois anteriores, ele não significa designar uma ação ou situação que se concluirá com certeza. Ele indica possibilidade ou preferência, mas não certeza. Chama-se condicional (ou Potencial para alguns gramáticos) porque o verbo fica dependendo de alguma condição ou circunstancia que poderá determinar sua realização verdadeira.
Igualmente que o Futuro Imperfecto, o radical do Condicional Simple será formado pelo infinitivo completo + uma terminação para cada pessoa gramatical
Modelo :
Vencer
Yo vencería
Tu vencerías
Él Vencería
Nosotros venceríamos
Vosotros venceríais
Ellos vencerían
Apresentam irregularidade nos mesmos casos do Futuro Imperfecto del Indicativo:
Yo habría, sabría, cabría, haría, tendría, pondría, podría, querría, saldría, vendría.
FICHA 30 : EL MODO CONDICIONAL PERFECTO
Compartilha com o Modo Condicional Simple o sentido de indicar, geralmente, uma ação provável ou hipotética colocada após uma oração condicional.
“si consiguiese dinero, iria al Estádio” (Condicional Simple = tempo em aberto)
“si hubiese conseguido dinero, habría ido al Estádio. (Condicional