Princípios PCP
PCP - Planejamento (ou programação) e Controle da Produção consiste em um processo utilizado nas empresas para gerenciar suas atividades de produção, a fim de aumentarem a eficiência e a eficácia das mesmas. Como o próprio nome retrata, o PCP é dividido basicamente em duas fases;
O planejamento que representa o que deverá ser feito para atingir determinados resultados dentro de uma parte do processo, com isso seu principal foco é o futuro da empresa e quais os meios que a companhia utilizará para concluir seus objetivos. Eis aqui algumas das ferramentas que auxiliam nesta fase de planejamento:
Plano de Produção: Está intrinsecamente ligado ao planejamento, pois representa aquilo que a empresa pretende produzir num determinado período de tempo. Está sujeito a fatores determinantes que podem constituir vantagens que a empresa pode aproveitar ou restrições e limitações que a impedem de produzir mais.
Previsão de Vendas: Ainda sobre planejamento, porém diferentemente do plano de produção, consiste na quantidade de produtos/serviços que a empresa pretende vender em um determinado espaço de tempo.
Plano Mestre de Produção: Conhecido por ser a principal ferramenta de utilidade no quesito planejamento da área de PCP, o Plano Mestre de Produção é o processo responsável pela garantia dos planos de manufatura por meio de uma integração, como input ou output, com os demais planos (ex: agregado) e suas informações.
O controle é a fase que acompanha e avalia as atividades produtivas, a fim de mantê-las no curso correto. Seu monitoramento deve ser contínuo como também deve comparar o que foi programado com o que está sendo realizado. Alguns aspectos monitorados pelo controle da produção: Estoques, compras, planos de produção, previsão de vendas, listas de materiais que compõem os produtos ou serviços.
Entre essas duas principais fases, há também outras funções administrativas como Organização e Direção que auxiliam