administraçao de produçao
Profª Juliana Barbosa
Turma: 6º A – ADM Data: 26/08/2013
AULA 4: PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO – PARTE 1 Para atingir seus objetivos e aplicar adequadamente seus recursos, as empresas não produzem ao acaso nem funcionam de improviso. Elas precisam planejar antecipadamente e controlar de forma adequada sua produção. Para isso, existe o planejamento e controle de produção que visa aumentar a eficiência e a eficácia da empresa.
Eficiência – ocorre quando se utilizam adequadamente os recursos empresariais.
Eficácia – está ligada aos meios (métodos, normas, procedimentos e programas) e se relaciona aos fins (objetivos a serem alcançados) A eficiência reside em fazer as coisas corretamente, enquanto a eficácia consiste em fazer as coisas que são importantes. É muito comum falar em eficiência da máquina. Na linguagem de PCP, a eficiência da máquina (E) é medida pela equação:
E = x/c
Onde, x = uso real da máquina c = capacidade da máquina
Planjeamento – função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-los da melhor maneira possível. Assim, partindo da fixação dos objetivos a serem alcançados, o planejamento determina a priori o que se deve fazer, quando fazer, quem deve fazê-lo e de que maneira.
Controle – é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho para assegurar que os planos sejam executados da melhor maneira possível. A tarefa do controle é verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e organizado, conforme as ordens dadas, para identificar os erros ou desvios, a fim de corrigi-los e evitar sua repetição.
O planejamento constitui a primeira etapa do processo administrativo, e o controle, a última. No caso específico da produção, o planejamento e controle da produção (PCP) planeja e controla as atividades produtivas