11 de setenbro
As ações utilizadas pelos terroristas, as chamadas táticas de terror, não são em nada ortodoxas, são atos radicais que quase sempre causam repulsa e ódio da população, como o atentado terrorista que ocorreu nos Estados Unidos da América no dia 11 de setembro de 2001.
Nesse dia, dois aviões se chocaram contra as duas torres gêmeas dos edifícios World Trade Center (complexo comercial), na cidade de Nova York. Os aviões tinham sido sequestrados minutos antes nos próprios aeroportos dos Estados Unidos. O primeiro avião a ser lançado na torre sul foi o da empresa United Airlines. Nele se encontravam 65 passageiros e 9 tripulantes. A torre norte do edifício World Trade Center foi o segundo alvo atingido, também por um avião da American Airlines, com 92 pessoas a bordo.
Um terceiro avião da companhia American Airlines, com 58 passageiros e 11 tripulantes, foi lançado contra o Pentágono (local onde funciona o Departamento de Defesa dos Estados Unidos e o comando das Forças Armadas). Uma quarta aeronave atingiu uma região não habitada na Pensilvânia.
Pela primeira vez na história, os Estados Unidos da América acabaram sofrendo várias baixas na sua população civil, em seu território, num conflito internacional. Algumas fontes indicam que os atentados aos norte-americanos, no ano de 2001, vitimaram cerca de 3000 pessoas. Esse fato chocou e causou alarme nos EUA e no restante do mundo.
Rapidamente, o serviço