gerenciamento de projetos
A gestão de projetos vem ganhando significante importância entre as empresas, principalmente com elevado nível de qualidade e competitividade.
Adotar e praticar a gestão de projetos não é uma tarefa fácil, principalmente em pequenas e médias empresas, que normalmente tem cultura familiar e rotinas enraizadas.
Buscando o histórico de gerenciamento de projetos para melhor familiarizarmos com o tema. Após a Segunda Guerra mundial quando surgiu o projeto Polaris entendeu-se como a melhor forma e termologia de Gestão em projetos, visa juntamente ao desenvolvimento das técnicas associadas à gerenciamento de projetos.
As organizações passam por mudanças constantes no relacionamento com os meios de produção, clientes, colaboradores, investidores, concorrentes e com a sociedade. Trata-se de uma questão de sobrevivência! Nesse sentido, elas buscam, cotidianamente, resultados diferentes e melhores. Para isso, dentre outras coisas, é necessário estabelecer métodos para:
1. Definir uma direção (visão) clara - onde se deseja chegar...
2. Definir um propósito (uma missão) relevante, inequívoco, contextualizado, alcançável, mensurável, positivo, com tempo determinado.
3. Definir os valores que formarão a base de sustentação da caminhada em direção ao propósito da organização.
4. Com a definição da visão, missão e valores, surgem as estratégias, compostas de projetos que, com AÇÃO, transformarão os objetivos em resultado.
Gerenciamento de projetos
Administração de Projetos, Gerência de projetos ou gestão de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos. O conhecimento e as práticas da gerência de projetos são melhores descritos em termos de seus processos componentes.
Reduzida à sua forma mais simples, a gerência de projetos é a disciplina de manter os riscos de fracasso em um nível tão baixo quanto