gerenciamento de projetos
1.1 HISTÓRICO DA QUALIDADE NA INDÚSTRIA
Nos séculos 18 e 19 a produção estava nas mãos de grupos de artesãos europeus supervisionados por mestres de ofício, portanto a qualidade era associada ao conhecimento individual. No início do século 20 nos Estados Unidos, F.W. Taylor colocou o planejamento do trabalho na mão de engenheiros e criou a inspeção da qualidade como forma de verificar se os produtos industriais atendiam a padrões, assim elevou os ganhos de produtividade no país. Em meados da década de 1920, Walter Shewhart desenvolveu o controle estatístico da qualidade, criou ferramentas e conceitos que são usados até hoje, dando origem aos departamentos de qualidade.
Pós Segunda Guerra Mundial, o Japão aperfeiçoou e desenvolveu a gestão da qualidade pela necessidade de reconstrução e pela má reputação da qualidade de seus produtos, assim passaram a produzir produtos de alta qualidade e de baixos preços, abrangendo deste modo o mercado estrangeiro. A reação americana em relação ao Japão foi por abordagem estruturada dando origem ao Total Quality Management (TQM, Gestão da Qualidade Total). 1.2 COMPREENSÃO DA QUALIDADE O ponto de partida para a qualidade é identificar as necessidades e expectativas dos clientes, as quais são singulares para cada organização e mutáveis no tempo. Qualidade é muitas vezes empregada com o significado de “sucesso” de um produto ou serviço. O conjunto de necessidades do cliente pode ser bastante amplo, mas pode-se fazer um ajuste de expectativas que atendam a maioria dos clientes e não 100%.
2. DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
A fase de desenvolvimento do produto para a Gestão da Qualidade Total (GQT) determina as características do produto exigidas para atender as necessidades do cliente.Em situações de competição o desenvolvimento do produto deve seguir alguns critérios como além de atender as necessidades do cliente, atender as necessidades do fornecedor, ser competitivo, otimizar