Gerenciamento de projetos
As peculiaridades da construção civil como, baixa produtividade, alto custo da construção, mão-de-obra desqualificada, incerteza quanto a prazo e a qualidade do produto final, vem recebendo cada vez mais crítica quanto ao modo de gerenciamento do processo. Isto propicia uma imagem negativa ao setor.
A indústria da construção civil, não se diferenciando das demais indústrias, compõem-se de vários setores produtivos, sendo que, destes, um dos mais utilizados e estudados, é o setor de produção de edifícios. Ainda, considera-se que por décadas este setor preocupou-se apenas em gerenciar funções, deixando de lado o gerenciamento dos seus processos construtivos.
Como lidar com a qualidade não é uma tarefa fácil. GP é uma ferramenta que melhorar o processo de forma a conseguir a qualidade desejada, com uma maior produtividade e menor custo.
GERENCIAMENTO DE PROCESSOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
O planejamento e gerenciamento do setor de suprimentos são elementos fundamentais para a execução de um empreendimento, desde a aquisição de um material à contratação de um serviço. Como a concorrência entre as construtoras é acirrada, empresas abrindo capital para aumentar o fluxo de investimentos financeiros, desenvolvimento de novas tecnologias de construção, consolidação de compras e aquisições, se faz necessário que a cadeia de suprimentos e as contratações dos serviços sejam da forma correta obedecendo a uma seqüência. O gerenciamento adequado desses recursos possibilita manter a qualidade e aumentando do lucro e conseqüentemente reduzindo o custo da construção
1. GESTÃO DE PROJETOS
O Gerenciamento de Projetos é uma área em acelerado crescimento em todo o mundo e, em especial, no mercado da Construção Civil. No Brasil, a aplicação das técnicas de Gerenciamento de Projetos na Construção Civil é cada vez mais comum o que profissionaliza a gestão e permite um controle mais preciso sobre o empreendimento. O gerenciamento de aquisições do projeto inclui os