Gerenciamento de produto
Gabriel Martins de Oliveira
2013
Política de preço
Muitas vezes deparamos com produtos similares que possuem uma diferença de preço considerável. Isto normalmente está relacionado à política de preço, outra variável muito determinante, e não ao custo do bem em si. Esse atributo resulta em uma precificação personalizada.
Como definir políticas de preços
Se um produto possui um preço abaixo do esperado pelo mercado, o consumidor poderá duvidar da qualidade do produto ou serviço e suas condições. Quando este valor é acima da média, ele acredita que terá vantagens e benefícios, mas este preço elevado deverá ter uma justificativa plausível para influenciá-lo a comprar. Portanto, definir uma política de preço é um processo cuidadoso e que precisa ser muito bem estudado.
As grandes empresas adotam políticas diferentes dependendo do perfil, necessidade e exigência dos seus clientes. Mesmo que seja um mesmo produto ou serviço, o preço sofrerá uma variação caso seja oferecido para fornecedores, lojistas e clientes.
Para a obtenção de lucro o preço praticado pelas empresas deve ser maior do que o preço de revenda, exceto para grandes quantidades. Isto deve acontecer porque o consumidor final consulta revendas e lojas, que podem, inclusive, ser clientes da empresa e neste cálculo já inserem a margem de lucro desejada.
Política de preços em e-commerce
Aplicando esses mesmos atributos para o e-commerce, nota-se que a política de preço também está em constante mudança, pois devido ao mercado virtual ser sempre agitado há a necessidade de um acompanhamento constante para se enquadrar ao segmento.
Para realizar este monitoramento em tempo real e mapear o que está sendo praticado pela concorrência, recorremos à ferramenta da precificação inteligente. Ela é responsável por analisar e reunir informações do setor, permitindo que a empresa defina as regras de precificação inteligente, que serão