gerenciamento do produto
Engenharia Mecatrônica
Desenvolvimento do Produto
A economia no mundo passa a ter o desenvolvimento de um produto como destaque, o que define se uma empresa fica ou não no mercado, a necessidade de atingir gostos inesperados, fazem com que haja a elevação em alguns setores, enquanto outros são deixados pra traz, que não fazem mais parte da demanda.
Silva (1997) coloca que a sobrevivência das empresas depende de um primordial fator, o desenvolvimento do produto. A economia mundial está passando por um processo de mudança, por isso as empresas devem gerar riquezas reduzindo o custo (qualidade defensiva) ou conquistando novos mercados (qualidade ofensiva), como mostra na figura 1.
Figura 1. Qualidade defensiva e ofensiva.
As empresas atualmente têm pouco tempo para lançarem seus produtos, pois a vida útil diminuiu com o aumento da demanda pelos produtos. Na engenharia seqüencial o processo é lento pois é valorizado o trabalho individual sem uma boa comunicação, já na engenharia Simultânea busca a integração de todo o processo de produção o que reduz o tempo de fabricação do produto. A engenharia simultânea utiliza mecanismos facilitadores, como sistemas computacionais, ao contrario da seqüencial, pode ser visto como são organizadas pela figura 2.
Figura 2. Apresentação de Fatores que Caracterizam as Concepções da Engenharia Seqüencial e Simultânea.
Novos produtos são demandados e as empresas tem como metas alcançar essa mudança, proporcionando o produto de acordo com a necessidade dos clientes, para que tenha uma satisfação, e assim a empresa possa se manter no mercado, esse é um processo considerado cada vez mais crítico, as mudanças de demanda giram muito rápido, “aumento da diversidade e variedade de produtos e redução do ciclo de vida dos produtos no mercado” (SOUSA B. A. ,TORGA F. V. , ALVEZ H. M. , p.2, 2013), isso obriga as empresas se