Gerenciamento de prazos e custos - cronograma
Gerenciamento de Prazos e Custos
Resumo: PMBOK- Processo 6.5 – Desenvolver o Cronograma e Processo 6.4 – Controlar o Cronograma
Desenvolver o cronograma O desenvolvimento está ligado à análise das sequencias das atividades, de sua duração e dos recursos necessários, visando sua criação a partir de datas planejadas com base no início e término, realizando marcos do projeto. O desenvolvimento consiste nas seguintes etapas:
Entradas
Onde são classificadas a lista de atividades, seus atributos e requisitos de recursos, assim como os diagramas de rede do cronograma. São analisados também parâmetros como calendário de recursos, estimativas de duração das atividades, declaração do escopo, fatores ambientais da empresa e ativos de processos organizacionais.
Ferramentas e técnicas
Etapa onde se gera o cronograma através da análise de rede, através de técnicas como:
• Método do caminho crítico, onde se calculam datas teóricas de início e término mais cedo e início e término mais tarde das atividades, executando uma análise dos caminhos de ida e volta através da rede de cronograma, sem se considerar limitações de recursos.
• Método da corrente crítica, método onde se leva em conta a limitação dos recursos, calculando-se a partir daí o caminho crítico. Adiciona-se buffers de duração para administrar as incertezas, para proteger a data alvo de algum desvio.
• Nivelamento de recursos, aplicado a partir da análise do caminho crítico em recursos que necessitam sofrer um realinhamento.
• Compressão do cronograma, encurta o cronograma do projeto sem mudar seu escopo, utilizando técnicas de compressão e paralelismo.
• Outros métodos utilizados: Análise de do cenário “E-Se”, aplicação de antecipações e esperas, uso de ferramentas para desenvolvimento
Saídas
• Cronograma do projeto – A partir de