Gerenciamento de manutenção
GERENCIAMENTO DE MANUTENÇÃO
Fortaleza/CE
2012
GERENCIAMENTO DE MANUTENÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Produção de Texto Técnico, como requisito parcial da NP1, orientada pela professora L. C. L.
Fortaleza/CE
2012
BELHOT, R.V. & CAMPOS, F.c. Relações Entre Manutenção e Engenharia de Produção: uma Reflexão.ESC-USP,São Carlos,S.P, p.5(2):125-134, ND. 1995 Dec.
NAZARENO, C. & COSTA, H.R. &
BARROS, ,W.L.S. A missão qualidade. In:
Anais do 80. Congresso Brasileiro de
Manutenção, São Paulo, outubro/1993.
Gestão de Manutenção
À séculos a manutenção está presente em nosso cotidiano, mas só a alguns anos ela vem evoluindo, apesar de ainda enfrentar desafios. Essas mudanças têm contribuído para melhorar a qualidade e eficiência de serviços realizados, aumentarem a produtividade nas empresas, e reduzir gastos com paradas indesejadas de equipamentos. Atualmente podemos perceber que o modelo de gestão que está sendo aplicado nesse seguimento está relacionado com o ramo de atividade da Engenharia de Produção.
A manutenção surgiu através da necessidade de manter a conservação de equipamentos para garantir produtividade. Até alguns anos atrás só existia um tipo de manutenção, a corretiva, que só era realizada quando o equipamento quebrava isso gerava perda de produção e queda nos lucros. Era um setor desprezado, não se utilizavam de qualquer planejamento ou programação para a realização dos serviços, sem recursos adequados e com mão-de-obra desqualificada, era certo que não teriam serviços de boa qualidade. Com o passar dos anos a evolução da tecnologia aumentou a complexidade das máquinas, como os aviões da 2ª guerra mundial, exigindo cada vez mais conhecimentos para a operação e consertos. Como os aviões são máquinas que não admitem falhas, emerge justamente nesse período o conceito de prevenção na manutenção, que passa a ser mais valorizada, pois as falhas podem gerar altos custos negativos.
Na nossa