Gerenciamento de configuração e solicitação de mudança
Gerenciamento de configuração e solicitações de mudança (CM ou CRM).
Finalidade
Faz o controle das alterações envolvidas no projeto através de requisitos e estudos, que analisa o impacto de tais mudanças, utilizando-se de ferramentas específicas, que auxiliam em tal controle, sem que sua integridade seja afetada.
Com isso tem-se o histórico das mudanças de forma retroativa, ou seja, como estava e como ficou o sistema após as mudanças, tudo isso apoiado em uma baseline*.
Baseline
Baseline é um release revisado e aprovado de artefatos que constitui uma base ajustada para desenvolvimento ou evolução posterior e que só pode ser alterado através de um procedimento formal, como gerenciamento de mudança e controle de configuração.
1.) Planejar Configuração do Projeto e Controle de Mudanças
O que é isso?
É um plano que descreve todas as atividades relacionadas ao controle de mudanças a serem realizadas no decorrer do ciclo de vida do produto/projeto. Ele documenta como as atividades de Controle de
Mudanças relacionadas ao produto devem ser planejadas, implementadas, controladas e organizadas.
Para que serve?
Serve para:
Estabelecer as politicas para o gerenciamento de configuração do projeto,
Estabelecer politicas e processos para controlar as mudanças feitas no produto
Documentar essas informações no Plano de Gerenciamento de Configuração.
Assegurar que as mudanças feitas em um projeto sejam consistentes e que os envolvidos sejam informados do estado do produto, das mudanças feitas nele e do impacto de custo e programação gerado por essas mudanças.
Quem são os envolvidos?
Gerente de Configuração: assegura que as políticas do projeto estejam habilitadas para os desenvolvedores de forma que os artefatos sejam disponibilizados de modo restrito. Deve certificar que o plano de
CM está sendo seguido, os relatórios de auditoria estão sendo gerados,