Gerencial
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9 INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado com base na leitura de um caso prático e real sobre a atitude do empresário Alexandre Abdo Hadade de demitir seu melhor funcionário para que ele se tornasse seu fornecedor, disponibilizado na material para produção textual interdisciplinar individual. A proposta desta atividade é fazer com que possamos utilizar os conceitos aprendidos no decorrer deste semestre para realizar uma análise da atitude adota pelo empresário da Gráfica Arizona, levando em consideração o Direito Empresarial e Trabalhista, a administração Estratégica, o Empreendedorismo e o Plano de Negócios e a administração dos Sistemas de Informação.
DESENVOLVIMENTO
Atualmente não há regulamentação em lei que trata da terceirização, hoje o que trata do tema é a súmula 331 do TST Tribunal Superior do Trabalho, que limita a atuação da atividade empresarial e ela restringe a terceirização apenas para as atividades “meio” da empresa, não mencionando a possibilidade de terceirização das atividades “fim” da empresa. Sendo assim, a terceirização dos serviços de entrega da Gráfica Arizona é possível, pois esta não é a atividade fim da empresa, apenas um meio para que o produto produzido, que é sua atividade fim, chegue às mãos de seus clientes. A responsabilidade quanto aos motoboys e o vínculo trabalhista não serão mais da Gráfica Arizona, mas a mesma ainda deverá se responsabilizar pelo bom serviço prestado pelos terceiros perante seus clientes.
Segundo o professor Sérgio Pinto Martins[1] em sua obra jurídica "A Terceirização e o Direito do Trabalho", 8º edição, p.16, onde afirma: "No Brasil, a noção de