Gerencial
Antes de iniciar as questões desse exercício cabe os seguintes comentários:
• Você sabia que o Brasil já teve um período de hiperinflação? No mês de março de 1990 a inflação medida pelo IGPM foi de 83,95%. Isso mesmo: oitenta e três virgula noventa e cinco por cento. Naquela época a inflação superava fácil a casa dos dois mil por cento ao ano. • Hoje felizmente temos uma economia estabilizada, o que facilita a análise comparativa dos números contábeis. Quando a inflação era de 2.000 por cento ao ano não existia outra alternativa a não ser o controle gerencial através de outra moeda. O controle da inflação continua sendo a grande meta do governo, entretanto, para isso ainda continua mantendo a taxa de juro real mais alta do planeta. • Como dados comparativos, e também para responder as questões abaixo, consideramos a inflação anual medida pelo IGMP dos últimos três anos em ordem crescente de data que foram de: 1,22%, 3,85% e 7,75% respectivamente. Da mesma forma, para fins comparativo tomamos como base a taxa de juros interbancários (CDI) que nos últimos três anos apresentou os seguintes percentuais anualizados: 19%, 15% e 11,7%.
Após as informações acima, faça os seguintes comentários sobre as Demonstrações Contábeis da Cia Exemplo que você acabou de analisar:
1. Considerando a taxa inflacionária, comente sobre o crescimento real das vendas ocorridas nos anos de X2 para X3; Considerando a taxa inflacionária, comparando os exercícios de X2 e X3 vemos que a empresa teve um bom crescimento nas vendas. Em X2 a empresa teve uma receita com vendas de 5.779.545, com o IGPM de X3, as vendas teriam que ter crescido pelo menos para 6.227.460, porém as vendas cresceram para 7.971.386, ou seja, a empresa teve um aumento real nas vendas de 30,17% em relação a X2.
2. Levando-se em consideração que o patrimônio Líquido da empresa na data de cada encerramento das Demonstrações Contábeis trata