Arquitetura
DEFINIÇÃO: VIGAS GERBER SÃO FORMADAS PELA ASSOCIAÇÃO DE VIGAS SIMPLES ISOSTÁTICA, COMO:
- VIGAS EM BALANÇO
[pic]
- VIGAS APOIADAS:
[pic]
- VIGAS APOIADAS COM BALANÇO:
[pic]
AS VIGAS GERBER SÃO UTILIZADAS QUANDO SE DESEJA EVITAR ESFORÇOS ADICIONAIS PROVENIENTES DE RECALQUES DIFERENCIAIS DE APOIOS, VARIAÇÃO DE TEMPERATURA, RETRAÇÃO, ETC.
A SUA APLICAÇÃO PRINCIPAL É EM PONTES DE CONCRETO ARMADO, DEVIDO AOS SEGUINTES ASPECTOS:
- SIMPLIFICAM O PROCESSO CONSTRUTIVO;
- SÃO VANTAJOSAS DO PONTO DE VISTA ESTRUTURAL, POIS ESTRUTURAS ISOSTÁTICAS NÃO SOFREM ESFORÇOS ADICIONAIS QUANDO SUJEITAS A VARIAÇÃO DE TEMPERATURA OU RECALQUE DIFERENCIAL, AO CONTRÁRIO DAS ESTRUTURAS HIPERESTÁTICAS QUE PODEM SER DEFORMAR CONSIDERAVELMENTE QUANDO SUJEITAS A ESSE TIPO DE AÇÃO.
CONCEITO: UMA VIGA CONTÍNUA SOBRE “N” APOIO ARTICULADOS É (N-2) VEZES HIPERISTÁTICA. SE COLOCARMOS (N-2) RÓTULAS, ADEQUADAMENTE ESTÁ VIGA (HIPERISTÁTICA) PASSARÁ A SER ISOSTÁTICA.
[pic]
POSIÇÃO DAS RÓTULAS:
MÉTODO DOS TRAMOS ÍMPARES: “EM CADA TRAMO DE ORDEM ÍMPAR, COLOCAMOS DUAS ARTICULAÇÕES, NOS TRAMOS EXTREMOS (PRIMEIRO E O ÚLTIMO, SE ESTE FOR ÍMPAR) COLOCAMOS UMA RÓTULA.
[pic]
MÉTODO DOS TRAMOS PARES: EM CADA TRAMO INTERNO DE ORDEM PAR, COLOCAMOS DUAS ARTICULAÇÕES, SE O ÚLTIMO TRAMO FOR PAR COLOCAMOS UMA RÓTULA NO MESMO.
[pic]
ARTICULAÇÕES OU RÓTULAS:
[pic]
REPRESENTAÇÃO:
[pic]
[pic]
DETERMINAÇÃO DAS REAÇÕES DE APOIO: AS VIGAS GERBER DEVEM SER DECOMPOSTA EM VIGAS SIMPLESMENTE APOIADA E TER A CONSTRUÇÃO DO CORPO LIVRE, QUE DEVE SER FEITA NA ORDEM DECRESCENTE, DAS VIGAS APOIADAS PARA AS VIGAS QUE DÃO APOIO. E DETERMINAR AS REAÇÕES INTERNAS E DEPOIS AS EXTERNAS COM AS EQUAÇÕES DE EQUILÍBRIO.
DECOMPOSIÇÃO EM VIGAS SIMPLES:
[pic]
CONSTRUÇÃO DO DIAGRAMA DO CORPO LIVRE APÓS A DECOMPOSIÇÃO:
[pic]
UTILIZAÇÃO DAS EQUAÇÕES DE EQUILÍBRIO:
[pic]
[pic]
Diagrama do corpo livre:
[pic]
OS DIAGRAMAS DE ESFORÇOS INTERNOS