gerencial
Para analisarmos o papel e funções do Controller e da Controladoria em uma companhia, devemos entender o qual a diferença entre cada uma delas, para assim entender melhor como cada uma delas funcionam em uma companhia.
Fazendo um estudo foi ficou concluído que, a Controladoria é um segmento da Contabilidade e surgiu para ampliar e disseminar o entendimento do processo de gestão. Essa área identifica a razão de ser de uma organização e quais fatores estão contribuindo, ou não, para a eficiência e eficácia de suas operações, de forma que se assegure a continuidade do negócio pela geração contínua de resultados econômicos favoráveis.
E que o Controller é um profissional pago para analisar os números, reunindo todas as informações quantitativas necessárias como, rentabilidade, taxas, investimentos, resgates, despesas, captação, custo, empréstimos, riscos, Cash Flow entre outras. Tem pleno conhecimento da vida financeira da empresa. O Controller promove o conhecimento do conjunto de todas as variáveis relacionadas ao abrangente campo da controladoria organizacional, consolidando uma visão estratégica e integrada da gestão de finanças e controladoria empresarial, buscando a relação entre os diversos desempenhos da empresa. Ele sabe exatamente tudo o que ocorre na organização.
Sendo assim podemos notar que estes papeis e funções estão interligadas, e que para o desenvolvimento de uma companhia existe a importância de ambos, com isso cada um exerce as suas funções de tais maneiras. A Controladoria é um segmento da Contabilidade, mas também pode ser definida como ramo da Administração, dependendo do enfoque dado pelos gestores e contadores, responsáveis pelo suprimento de informações aos tomadores de decisão. A Controladoria tem como funções principais exercer os controles contábeis, financeiros, orçamentários, operacionais e patrimoniais da instituição. Com sua visão ampla e