Conceito de cor
Disciplina: Aplicações Informáticas B
Professora: Margarida Magalhães
Ano lectivo 2013/2014
Trabalho realizado por:
Diogo Santo, 12º3, nº13;
Ricardo Moreira, 12º3, nº27
Índice:
Introdução:
Com este trabalho pretende-se abordar os tópicos relativos à teoria da cor, e às suas aplicações no quotidiano.
Modelos de Imagem (ou cor):
RGB:
O modelo RGB é um modelo aditivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias: vermelho, verde e azul. Qualquer cor no sistema digital é representada por um conjunto de valores numéricos. Por exemplo, cada uma das cores do modelo RGB pode ser representada por um dos seguintes valores: decimal de 0 a 1, inteiro de 0 a 255, percentagem de 0% a 100% e hexadecimal de 00 a FF.
CMYK:
O modelo CMYK é um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentada a cor preta. O modelo CMY é um modelo subtrativo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias ciano, magenta e amarelo. A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores. O modelo CMY baseia-se na forma como a natureza cria as suas cores quando reflete parte do espectro de luz e absorve outros. Por isso, é considerado um modelo subtrativo, porque as cores são criadas pela redução de outras à luz que incide na superfície de um objeto.
HSV:
O modelo HSV é definido pelas grandezas tonalidade, saturação e valor, onde este último representa a luminosidade ou o brilho de uma cor. A tonalidade ou matiz é a cor pura com saturação e luminosidade máximas, por exemplo, amarelo, laranja,