gerencia da informação - criterio ERP
Dimensão Produto
• Fatores Tangíveis
Mais Relevante: Custo Total de Propriedade – CTO: Entendo que o lucro, ao final de todas as operações e tendo a noção que é parte mais interessante para uma corporação, e analisando que toda alteração na estrutura de funcionamento de uma organização gera influências nos seus resultados, este é um fator seriamente importante.
Menos Relevante: Maturidade do produto. Justificativa: Analisar a de que forma o produto se comporta e seus resultados em outras companhias são de fundamental para aquisição do mesmo, pois ele já está sendo “testado” por outros, de certa forma. Não vale esquecer que cada empresa possui um projeto de negócio único, e o que pode da certo para um, não é garanti para outro.
• Fatores Intangíveis
Mais Relevante: Alinhamento estratégico (adequação à visão, estratégias e objetivos organizacionais, e aos requisitos ambientais); Na aquisição ou desenvolvimento de um sistema, é de extrema importância analisar se o mesmo irá ter perfil próximo as estratégias e objetivos da organização. O produto deve se encaixar com a intenção e estrutura de mercado em que atua a empresa. Não coerente utilizar um sistemas que atende a uma montadora de veículos em um hospital, esse é um exemplo que indica a importância desse critério.
Menos Relevante: Facilidade de adaptação. Justificativa: Um sistema que seja fácil de se envolver e manusear, leva a empresa a ter menos custos com treinamentos e consultorias.
• Fatores de Risco Mais Relevante: Alto nível de complexidade (parametrização, compreensão); Um sistema que proponha dificuldades em sua manipulação pode gerar custos fora da faixa de projeto. Serão necessárias mais pessoas especializadas para fornecer treinamentos e demora na adequação dos colaboradores aos sistemas.
Menos Relevante: Alto índice de customizações. Justificativa: As customizações levam a adequações ao sistema para que o mesmo funcione adequadamente a