Gerações
Curso: Engenharia Civil
Acadêmico: André Luiz Dal Pont
Disciplina: Metodologia Científica e da Pesquisa
Professora: Cleusa Ribeiro dos Santos
Gerações
A partir dos vídeos assistidos em sala de aula, foi identificado 3 tipos de gerações envolvidas na sociedade e no mercado de trabalho chamadas de: Geração Baby Boomers, Geração X e Geração Y.
A geração BB começou após a 2ª Guerra Mundial com a volta dos soldados, onde houve um grande nascimento de bebês. No Brasil foi a geração que passou pela Bossa Nova, Jovem Guarda, que lutou contra os militares na ditadura. Se caracterizou por pessoas que foram ensinadas a ter respeito ao próximo, a ter autoridade, onde sua forma de pensamento era de trabalhar em algo que se realizasse, que se sentisse seguro e a prioridade era a estabilidade, grande tempo em uma empresa. Normalmente são pessoas mais velhas que tem planejamento e ocupam cargos de diretores, presidentes de empresas tradicionais.
Após a geração dos Baby Boomers, em meados dos anos 80, começou a geração X, onde viu o mundo se transformando, com a tecnologia entrando de vez em suas vidas. Essa geração é caracterizada pela valorização da carreira, pelo reconhecimento de sua função, onde exerciam até subir de cargo. Buscam uma situação financeira bem estável pra não ter preocupações futuras. Normalmente trabalham na área de finanças e orçamentos das empresas.
Avançando mais, existe uma geração mais recente, a Y, onde se preocupa primeiramente em seu bem-estar, em sua satisfação em estar exercendo determinada função, se identificando na empresa. Os Y’s são mais impulsivos, querem se envolver em tudo que está ao seu alcance, fazem várias coisas ao mesmo tempo, pensam em subir na carreira muito rapidamente. Eles não valorizam o tempo de empresa, trocam de emprego, muito facilmente, por oportunidades melhores e com retorno rápido. Não se preocupam com a hierarquia da empresa, são abertos para falarem com