Gerações do marketing
Marketing
1º Ano – Licenciatura em Comunicação Aplicada
Teoria do Marketing
Docente: Marta Lopes
Introdução
No âmbito da disciplina de Teoria do Marketing, foi-nos proposto realizar um trabalho sobre as Cinco Gerações do Marketing - a “Geração Silenciosa” (1925-1945), a “Geração Baby-Boomers” (1946-1964), a “Geração X” (1965-1977), a “Geração Y” (1978-2000) e a “Geração Milénio” (2000 – presente).
Os pontos estudados, referem-se aos seus comportamentos, aos acontecimentos mundiais que marcam cada geração, aos anúncios que marcaram quem viveu na geração em causa, e à relação que estabelecem com o mercado de trabalho.
Geração Silenciosa
Nascida entre 1925 e 1945, constituída por pessoas, actualmente com idades compreendidas entre os 65 e 85 anos, foi marcada pela depressão económica mundial dos anos 30, mas sobretudo pela II Guerra Mundial, sendo assim uma geração sofredora.
* Comportamentos da Geração
Esta geração, a maioria analfabeta conformava-se com o pouco que tinham, davam grande valor á família, sendo a imagem masculina onde se centrava o poder e a importância do lar. Trabalhavam horas a fio, deixando sempre o prazer para último. A sociedade era regida por leis e ordens, mas respeitavam acima de tudo quem estava no poder.
* Mercado de Trabalho
Em consequência da crise económica mundial, a população deu realmente importância aos seus empregos, e a prioridade era tentar restabelecer o mundo.
Conhecem as mais importantes questões do trabalho e foram um forte exemplo para as gerações futuras, sendo assim esta geração considerada um líder com os conhecimentos necessários para os liderar, apesar de estarem mais atrasados em relação á inovação e tecnologia.
Esta geração tinha um imenso sentido de dever, disciplina e lealdade, pois confiavam na crença de que tudo o que conquistavam advinha do trabalho que tinham.
* Acontecimentos Marcantes
Muitos acontecimentos marcaram esta geração, moldando-a e