As gerações x e y do marketing
Surge então a Geração X, delimitada entre os anos 1965 e 1977. Esta geração foi marcada por vários momentos relevantes como a chegada do Homem à Lua em 1969 e a crise petrolífera na década de 70 levando assim a um desenvolvimento de conflitos entre os países detentores de petróleo. Esta geração foi ainda marcada por uma época de enormes conflitos políticos e revoluções, como por exemplo a Revolução dos Cravos em 25 de Abril do ano de 1974 e a Guerra Colonial. Esta época foi um período de guerras como a Guerra-Fria e a Guerra do Vietname.
No contexto da música, houve inúmeros desenvolvimentos com o nascimento da “Dance Music” e os “Punk”. A televisão ganhou uma importância no dia-a-dia desta geração pois passou a fazer parte da rotina das famílias devido ao aparecimento da televisão a cores e do comando. A televisão passou também a ser dirigida para as crianças com o aparecimento da Walt Disney. Esta geração assistiu ainda à introdução da mulher no mercado de trabalho. Verificou-se então um incremento no número de divórcios, uma maior qualidade de educação dos jovens e um desenvolvimento tecnológico, desenvolvimento esse que se verificou com o aparecimento do jogo “Spectrum”, do Walkman e do Multibanco, caindo assim em desuso o disco vinil. A Internet e a Microsoft foram também as grandes novidades neste período, criando uma dependência das pessoas a estes produtos e serviços. No contexto do comércio, os produtos tornaram-se cada vez mais vastos e com uma maior variedade, sendo que um dos produtos mais consumidos era a Coca-Cola. Com todas estas mudanças a sociedade tornou-se menos conservadora e mais consumidora.
Geração Y
A geração observável entre os anos 1978 e 2000 ficou denominada como Geração Y. Os factos históricos que marcaram e definiram a personalidade e atitudes da sociedade neste período foram acontecimentos como o fim da Guerra-Fria e os conflitos políticos. Em 1979 surge uma nova crise petrolífera no Ocidente e na década de 80