Geração y
Poucas pessoas conseguem um emprego sem pelo menos realizar uma entrevista de seleção ou, na maioria das vezes, uma série de entrevistas. De todos os instrumentos utilizados a entrevista de seleção é considerada a mais importante, mas a melhor pessoa que você entrevista não é necessariamente a melhor pessoa para o emprego.
É importante conhecer os tipos de entrevistas de seleção: estruturada, não-estruturada ou entrevista sob pressão.
A entrevista estruturada é exatamente um processo conduzido de acordo com uma ordem predeterminada. É cuidadosamente planejada para extrair o máximo de informações do candidato com um mínimo de perguntas do entrevistador. Em geral, a estrutura seguirá a ordem exemplificada a seguir: − Cumprimento / bate-papo; − Introdução; − Experiência de trabalho; − Formação escolar; − Atividades e interesses; − Descrição de pontos fortes e fracos; − Descrição do cargo, perguntas do candidato; − Encerramento.
O entrevistador ao conduzir a entrevista estruturada, fará o seguinte: − Perguntas gerais, concentrando-se no passado; − Encorajará o candidato a falar 70%-80% do tempo; − Dará poucas informações sobre o cargo, até certificar-se das qualificações do candidato; − Manterá contato visual; − Ficará à vontade com silêncios e esperará o candidato falar; − Não fará perguntas pessoais ou comprometedoras.
A entrevista não-estruturada é uma entrevista não-dirigida. É informal e dá maior abertura ao candidato. O entrevistador fará um esboço dos tópicos que serão abordados. Demonstrará interesse e empatia pelo candidato e iniciará a entrevista com perguntas gerais, não comprometedoras, tais como: Conte-me sobre seu último trabalho.
O entrevistador continuará sondando com perguntas do tipo: Como as mudanças gerenciais