geração y
A geração Y no geral seriam pessoas nascidas em média entre os anos de 1980 e 2000. São jovens que cresceram com a internet, TV a cabo, celulares e uma tecnologia mais avançada. Esses jovens têm um raciocínio mais rápido, e tem necessidade de um retorno quase que imediato de suas ações.
Dentro de uma empresa, é possível tirar boas vantagens quando se adéqua ao estilo de trabalho desta geração. Para facilitar o relacionamento e até mesmo o desempenho do colaborador.
Um ambiente divertido é importante, pois esta geração precisa de liberdade e estímulo, assim, um ambiente mais descontraído pode aguçar a criatividade. O fator de remuneração já não é o mais importante, claro que precisa conciliar um bom salário, mas a satisfação no trabalho já mantém esses jovens empolgados com o trabalho.
O fator mais importante é o reconhecimento e plano de carreira. Esta geração precisa ser valorizada, pois tem uma necessidade de resultado imediato para atingir suas expectativas. Bonificações, prêmios e elogios também são importantes neste ponto para manter o ego elevado. O plano de carreira é importantíssimo, pois da mesma forma que esta geração tem a necessidade de resultados imediatos, também tem uma visão de crescimento mais rápida, conciliar o reconhecimento com um plano de carreira seria o ideal para o bom desempenho destes jovens nas empresas.
b) Descreva detalhadamente as situações geradas dentro das empresas e apresente soluções plausíveis para o assunto abordado. Situações:
• Não saber suas competência dentro da empresa, e não saber do que se trata o projeto para que trabalha.
Neste caso, é necessário fazer um treinamento dinâmico deixando bem claro, o porquê ele está ali, o que a empresa faz, e qual o propósito de sua função. Passar um manual por escrito é importante, mas esta geração tende a aprender melhor em situações dinâmicas, e um treinamento seria o ideal. Estes