Geração Y
Em um contexto onde o número de colaboradores da Geração Y é tão grande quanto o índice de rotatividade, gera-se a necessidade de atrair e reter os melhores talentos. Diante deste cenário vê se a necessidade de estudar os profissionais nascidos entre 1978 a 1990, assim identificar os elementos que geram satisfação profissional e aumentam as chances de retenção destes novos talentos.
Definição do tema:
Em busca de seu próprio interesse, tanto profissional quanto pessoal , a Geração Y é vista como não leal ás empresas. Segundo Lafuente (2009, p.74) “os mais jovens não são leais a uma empresa, mais o conjunto de fatores que os fazem sentir-se bem, daí porque nunca deixam de buscar novas oportunidades que contribuem para seu desenvolvimento pessoal”.
Geração Y e suas características:
Para Tulgan(2009), os principais fatores que moldaram a Geração Y foram a globalização e o avanço da tecnologia.
A Geração Y convive com esta tecnologia diariamente, acesso as informações, conversas instantâneas, imediatismo das notícias, fazem com que esta geração se torne impaciente e com grau imenso de imediatismo. Ainda, segundo Tugan (2009), recompensas e oportunidades a curto prazo, são o que realmente preocupa a geração Y.
Instrumento:
Este estudo de caso será realizado através de entrevistas de desligamento, com colaboradores da empresa ...... , localizada na cidade Bauru- SP. A fim de apontar quais são as relevâncias para reter estes talentos.
Proposta para melhoria na retenção da Geração Y do supermercado .....:
1. Remuneração atrelada a metas:
De acordo com pesquisas realizadas, podemos verificar que um dos fatores que pode auxiliar na retenção da Geração Y é a remuneração atrelada a metas. Sugerimos:
• Aumento gradativo de salário, por tempo de serviço.
• Remuneração extra para setores que tiverem percentual de perda abaixo do esperado.
• Premiação por melhor exposição do departamento. Ex:( prateleiras, hort-fruit, frius, carnes, etc..)
2.