Geração y
Geração Y 02
Motivação e valores dos Y 03
Geração Y também também quer compromisso 04
Geração X 05
Baby boomers 06
Choque de gerações 06
Geração Y
A nova geração abrange os nascidos nos anos 80 e 90. Os mais velho estão chegando a os 25, os mais jovens acabam de sair da adolescência. Trata-se de uma geração de filhos desejados e protegidos por seus pais e a sociedade preocupada com seu bem estar e a sua segurança. As crianças Y são alegres, seguras de si e cheias de energia. É a geração dos Power Rangers e da internet, da variedade e da tecnologia que muda continua e vertiginosamente. Ocupam cargos iniciais na hierarquia ou podem ocupar cargos de direção, eles tem uma grande auto estima e não negociam valores. Adoram grandes desafios e querem fazer tudo ao seu modo, costumam ser impulsivos, não tem medo do poder e da autoridade, desempenham inúmeras tarefas em curto prazo, lidam facilmente com a tecnologia digital, não aturam horários rigorosos.
Não deixam de se surpreender com o fato de que a geração anterior tenha sobrevivido sob a tirania de poucas redes de televisão, sob controle governamental estrito, e com telefones pregados na parede.
Possivelmente a velocidade das mudanças vivida pela geração Y, ao lado de importantes transformações sofridas por seus pais, introduziu um soldo qualitativo que os Y ainda estão digerindo, e que deixa perdido os X. Para seus pais e praticamente seus criadores, é indigesto para um X ouvir de um Y que recusou uma proposta de trabalho com alto salário, porque este trabalho não permite que o Y desfrute de sua vida pessoal, pelos compromissos assumidos.
Os Y são silenciosos e contundentes, parecem saber exatamente o que querem, eles não reivindicam, executam a partir de suas decisões, dos blogs e dos SMS, não polemizam e nem pedem autorização. Enquanto os X enfrentam o mundo profissional com relativo ceticismo, os Y adotam uma visom mais esperançosa, com seu alto