Geração x – 1965 á 1979
A Geração X é formada de jovens que nasceram entre 1965 e 1977 e totalizam 40 milhões de pessoas, somente nos Estados Unidos, para ela há diferentes definições de liderança, lealdade e incentivos de reconhecimento, como por exemplo, trabalhar não é prioridade número 1 na sua vida. A geração X não cresceu em meio a um ambiente estimulante, mas boa parte dela acaba conseguindo tirar proveito das coisas novas, ainda que não seja com a mesma eficiência. O processo de aprendizado, no entanto, é um pouco mais lento. Os profissionais sentem muito a falta de orientação e treinamento formal para as coisas novas.
Essa turma tem uma característica fortemente analítica e linear. É a galera do downsize e damaximização local desconectada dos “impactos” no ambiente à sua volta. A Geração X olha movimentos como o manifesto ágil ou similares e afirma: “No mundo real isso não funciona!”
O Estilo de Vida da Geração X
Eles eram considerados conservadores, sociáveis 95% da população falam por telefone com amigos e parentes uma vez por semana. Viviam satisfeitos profissionalmente socialmente e tinham um bom relacionamento com familiares. Eram pessoas cultas e ativas. Tinham algumas pessoas que eram tachadas de inseguras, medíocres e angustiadas.
Hábitos e Costumes
Tinham hábitos da prática da leitura, numa pesquisa feita observa que 72% da população lêem um jornal ou notícias na internet por semana. E 80% compraram e leram um livro por ano, 20% leram 5 ou mais livros por ano.
Seus costumes eram: trabalhar, assistir peças de teatro, balé, concertos musicais e óperas. E também de um a três pessoas freqüentavam igrejas e organizações religiosas.
Geração X e o Mercado de Trabalho:
Os profissionais na faixa dos 30-40 anos (geração X) possuem boa experiência profissional de em média 7 anos, graduação adequada e especializações nas áreas que desejam atuar, sabem se comunicar e utilizam com perfeição sua visão estratégica. A desvantagem é o fato