Geração XYZ
Introdução
Desde a antiguidade o fato do jovem não obedecer a regras, ser contestador deixava os mais velhos perplexos, pois não admitiam serem contrariados em suas afirmativas ou decisões, não diferente disso vivemos hoje um choque de gerações que vem sendo motivo de estudos por especialistas, a fim de entender como as gerações de hoje se relacionam, tanto social quanto profissional. Pois através de estudos e pesquisas percebe-se que há uma grande diferença entre os comportamentos das gerações estudas neste texto abaixo, vamos tentar explicar e compreender essa relação, como elas se mostram no dia a dia e quais são as maiores dificuldades e como resolvem os conflitos.
Segundo o Dicionário Aurélio, define geração como: linhagem, ascendência; genealogia, espaço que separa cada grau de filiação; consideram-se como período de tempo de cada geração 25 anos.
As gerações conhecidas são:
Veteranos – Nascidas entre 1922 a 1943, conhecidos também como maduros ou tradicionais, tem como características: respeito a família, lealdade, moralidade, liderança autoritária, estilo conservador, pensamento lógico e comprometimento.
Boomers – Compreende o período entre 1943 a 1960, também chamados de Baby Boomers. Principais características: vaidade, valorização do status e ascensão profissional, condicionados ao trabalho em equipe.
Geração X – Compreende o período entre 1960 a 1980, conhecida como “Geração Coca-Cola”. Características dessa geração: flexibilidade, facilidade com a tecnologia, avessos à autoridade, são autoconfiantes, mas cépticos, nesse período ocorreu também a maior inserção das mulheres no mercado de trabalho.
Geração Y – Nascidos entre 1980 a 1995, conhecida também como Geração Next ou Net. Características principais: otimismo, aceitam a diversidade, dominam as tecnologias, são multifuncionais.
Geração Z – Jovens que nasceram a partir de 1996, conhecidas também como Geração Digital. Características dessa geração: ligados a alta tecnologia,