Geração do ROMANTISMO
-Características: nacionalismo ufanista, o indianismo, o subjetivismo, a religiosidade, o brasileirismo (linguagem), a evasão do tempo e espaço, o egocentrismo, o individualismo, o sofrimento amoroso, a exaltação da liberdade, a expressão de estados de alma, emoções e sentimentalismo.
A primeira geração (nacionalista–indianista) era voltada para a natureza, o regresso ao passado histórico e ao medievalismo. Cria um herói nacional na figura do índio, de onde surgiu a denominação de geração indianista. O sentimentalismo e a religiosidade são outras características presentes nas obras. Entre os principais autores podemos destacar Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias e Araújo Porto Alegre. Gonçalves de Magalhães foi o introdutor do Romantismo no Brasil. Obras: Suspiros Poéticos e Saudades. Gonçalves Dias foi o mais significativo poeta romântico brasileiro, é considerado um dos maiores poetas de nossa literatura O indianismo de Gonçalves Dias estabeleceu as características básicas dessa tendência literaria. Obras: Canção do exílio, O canto de Piaga. Araújo Porto Alegre fundou com os outros dois a Revista Niterói-Brasiliense
A segunda geração:
Também conhecida como Ultra-Romantismo, recebeu a denominação de mal do século pela sua característica de abordar temas obscuros como a morte, amores impossíveis e a escuridão.
-Principais características: Foram o profundo subjetivismo, o egocentrismo, o individualismo, a evasão na morte, o saudosismo (lamentação) em Casimiro de Abreu, por exemplo, o pessimismo, o sentimento de angústia, o sofrimento amoroso, o desespero, o satanismo e a fuga da realidade.
A segunda geração Entre seus principais autores estão Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela, Junqueira Freire . Álvares de Azevedo produziu a literatura mais consistente no Ultraromantismo, embora tenha tido, como seus colegas de geração, uma vida muito curta. Obras: Pálida à Luz, Soneto, Lembranças de Morrer, Noite na