1° Geração do Romantismo
1° Geração do Romantismo
Alunos: Ana Karolina Siqueira Gomes
Deyson dos Santos Alves
Dhallyla Rangel Tavares
Jedir da Silva Santos
Turma: 230
Campos dos Goytacazes , abril de 2014
O que foi ?
O romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e aoiluminismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.
O romantismo surge inicialmente naquela que futuramente seria a Alemanha e na Inglaterra. Na Alemanha, o romantismo, teria, inclusive, fundamental importância na unificação germânica com o movimento Sturm und Drang.
Em 1774, Goethe publica Os Sofrimentos do Jovem Werther, que conta a história de um jovem que se apaixona pela noiva de seu melhor amigo. Como não pode realizar esse amor, a vida torna-se insustentável, levando o personagem ao suicídio. A obra teve grande repercussão na Europa e foi acusada de influenciar outros jovens a buscarem o mesmo fim trágico de Werther. Com isso, Goethe apresenta a ideia central do Romantismo: a de que a força mais poderosa da vida é o sentimento, e não a razão. Por isso, o movimento romântico pode ser entendido como uma reação contra a onda de racionalismo provocada pelo Iluminismo do século anterior.
Características gerais :
A tela representa a tendência ao individualismo, um dos valores cultivados pelo romantismo.Com a obra Os Sofrimentos do jovem Werther, Goethe apresenta os grandes temas do movimento romântico na Europa:
- Liberdade de criação
- Sentimentalismo
- Supervalorização do amor
- Idealização da mulher
- Mal-do-século
- Evasão no tempo e no espaço
Romantismo no Brasil :
Em 1808, a família real portuguesa, fugindo do avanço das tropas napoleônicas, resolve instalar-se no Brasil, abrindo caminho para a