ROMANTISMO PORTUGUES - 1 GERAÇÃO
960 palavras
4 páginas
Primeiramente, entende-se por Romantismo um amplo movimento cultural surgido na Alemanha do século XVIII. Em 1774, Goethe publica Os Sofrimentos do Jovem Werther, que conta a história de um jovem que se apaixona pela noiva de seu melhor amigo. Como não pode realizar esse amor, a vida torna-se insustentável, levando o personagem ao suicídio. A obra teve grande repercussão na Europa e foi acusada de influenciar outros jovens a buscarem o mesmo fim trágico de Werther. Com isso, Goethe apresenta a ideia central do Romantismo: a de que a força mais poderosa da vida é o sentimento, e não a razão. Por isso, o movimento romântico pode ser entendido como uma reação contra a onda de racionalismo provocada pelo Iluminismo do século anterior.O Romantismo Português foi um grande reflexo da grande transformação do gosto literário operada no início do século XIX – período em que surgiram as primeiras manifestações pré-românticas, mas o Romantismo propriamente dito só teve início no final dos anos 20.
Esse movimento foi uma das formas de expressão artística da transformação mental motivada pelo desenvolvimento da crítica filosófica, pela Revolução Francesa, pela Revolução Industrial e também pelo esgotamento da estética clássica.
Caracterizando-se como uma espécie de repúdio às ideologias pregadas pela era Clássica, o movimento romântico cultua o amor com base na irracionalidade, o individualismo e o subjetivismo em detrimento às regras fixas proferidas pelo Classicismo.
Contexto Histórico
O contexto histórico também foi preponderante, principalmente em decorrência da Revolução Francesa e da Revolução Industrial. Essa última nos lembra de diversas transformações ligadas ao campo econômico, que geraram um clima de insatisfação por parte da sociedade.
Os inventos tecnológicos foram, aos poucos, agilizando o modo de produção em substituição ao trabalho manufatureiro e, assim, fora surgindo uma nova classe – a operária, que, consequentemente, cederia lugar para as máquinas. O