Romantismo No Brasil 1 Geração
Literatura e nacionalidade
“Como construir a identidade literária de um país?” Essa foi a pergunta feita pelos primeiros românticos brasileiros.
Não românticos do tipo que abrem a porta do carro para a mocinha, dão flores todo mês, te engordam com chocolates toda semana, te leva para sair todo fim de semana, te faz mil e uma juras de amor, até te levar pro quarto depois do casamento, sentar no sofá e ver o jogo, dizer que te ama, mas não te ajuda com nada e deixa as crianças por sua conta.
Querida (o) desencana! E sai dessa, você tá muito nova ou novo para pensar nisso agora e curte nosso texto!
Vamos agora ao que realmente interessa que é falar do poeta romântico brasileiro, o que no caso de hoje em dia seria como um Léo Magalhães, uma sofrência danada, né?!
M belo dia jovens idealistas inspirados pela proclamação da independência, partiram em busca de símbolos que representassem a pátria e criaria o sentido de nação entre eles.
De lá em diante foram esses os símbolos escolhidos para representar a Literatura Romântica Brasileira (LRB) ou (LiRoBra), como você preferir.
Então.. Continuando, um dia nosso querido D. João VI decide juntar as trouxinhas com a corte e partir para nosso país, fugindo de Napoleão (na época uma simples colônia de Portugal que gerava riquezas para seu colonizador) com escolta inglesa (Inglaterra, ok?) logo depois é forçado a voltar e deixou seu filho aqui!
No qual iludido pelos burgueses declara independência, gerando um enorme impacto na cultura indígena local e dos negros escravizados. Surge no momento artístico evolucionista romântico podemos assim dizer né! A poesia indianista dada por si na primeira geração.
Texto Curiosidade
Para tuuuuudo!!! Vamos falar agora da poesia da primeira geração e do publico jovem romântico, depressivo entre outros...
Para que a poesia evoluísse no meio disso tudo foi organizado um projeto. “O Projeto Literário da Poesia da Primeira Geração” (nome grande D+). Este mesmo