geração de residuos sólidos
A cadeia produtiva da construção civil, também denominada construbusiness, engloba setores que vão desde a extração da matéria-prima e consequente produção dos materiais até a execução da construção em si, sendo que o setor que mais se destaca pela geração de empregos, renda e pela dimensão é o da construção.
Este macrocomplexo da indústria da construção civil é a principal geradora de resíduos da economia. Estima-se que o construbusiness seja responsável por cerca de 40% dos resíduos de toda a economia. ( CONFORME SLIDE ) Somente no ano de 2009, a construção correspondia 61,2% de toda a cadeia produtiva.
Os resíduos coletados podem então ser processados e transformados em matéria prima na própria fonte de geração ou em uma usina de reciclagem.
Também foram elaboradas normas técnicas para a implantação de Aterros, Áreas de Reciclagem e uso do agregado reciclado que orienta o uso desses agregados reciclados em pavimentação e em concreto estrutural, por exemplo, iniciando este “ciclo da reciclagem” permitindo a transformação do resíduo inerte da construção em matéria-prima.
Ciclo da Reciclagem é o lixo gerando novos produtos.
Em grandes construções ou demolições, onde são gerados grandes quantidades de resíduos que podem imediatamente serem aproveitados, pode-se fazer uso de máquinas móveis para o processamento de resíduos na fonte de geração dos mesmos.
Os resíduos produzidos nas atividades de construção, manutenção e demolição mesmo que ainda tenham estimativa de geração muito variável, admite-se que os valores típicos encontram-se entre 0,40 e 0,50 t/hab.ano, valor igual ou