TIJOLO ECOLOGICO 2
Na realidade brasileira, essa atividade nasceu a partir da necessidade de aproveitar os materiais coletados por classes sociais que viam no lixo a possibilidade de gerar renda. Ao mesmo tempo, outros ramos de atividade com maior poder econômico passaram a adotar os materiais reciclados.
Então uma ideia de negócio é abrir uma fábrica de reciclagem de entulho. Mas afinal, o que é reciclagem? É uma união de técnicas que têm o objetivo de reaproveitar o descartado e reutilizá-lo no ciclo de produção de onde veio. Assim, esses materiais não vão mais para os aterros, ao contrário, são coletados, separados e processados para serem utilizados como matéria-prima na produção de novos produtos.
Entulhos Sendo Aproveitados
Os entulhos de uma obra, por exemplo, podem ser reutilizados como areia ou pedra, depois de serem triturados. Esse produto reciclado, chamado de agregado, sai mais barato na sua produção se comparado aos naturais. Contudo a qualidade é inferior, porque houve uma mistura com outros materiais.
Dessa maneira, os agregados reciclados só podem ser usados em peças de concreto ou argamassas que não sejam utilizados para a formação de estruturas, como por exemplo, revestimentos, bases de pavimentos etc.
Mercado De Reciclagem De Entulho
No exterior, em países da Europa, EUA e Japão, a reciclagem de entulho já se concretizou, mas no Brasil ainda não. Aqui, o reaproveitamento do entulho é ainda restrito, sendo usado como material para aterro e para conservação de estradas de terra (muito pouco). A reciclagem, no geral, movimenta aproximadamente R$ 2 bilhões/ano no nosso país.
Conhecer e saber quem é a futura clientela, o que consomem e os motivos que o fazem são fundamentais para o negócio ter sucesso.