Geração de energia
Compilado por: Eng. Adriano Luiz Spada Attack do Brasil
Capítulo 1 – Sistemas de Energia
Os sistemas de energia muitas vezes não recebem a merecida atenção, este fato faz com que apareçam muitos problemas no sistema de áudio em função do descaso com a energia que é a base para o bom funcionamento dos equipamentos eletrônicos em geral.
1.1- Geração da Energia Elétrica
A energia elétrica que geramos é uma transformação da energia que está presente na natureza: no calor do sol, nas quedas de água, nos ventos, no calor do vapor, etc., ou seja, já está criada. O fato é que transformamos a energia já existente em outra forma de energia mais adequada a nossa utilização. A partir disto podemos exemplificar algumas formas de transformação: • Fissão do urânio radioativo obtendo energia elétrica (usinas nucleares); • Queima do óleo obtendo eletricidade (usinas termoelétricas); • Energia mecânica das quedas de água transformada em energia elétrica (usinas hidroelétricas). Esta é a forma mais utilizada no Brasil. As formas citadas anteriormente geram energia elétrica na forma de uma corrente elétrica alternada e trifásica, e com tensão também alternada e trifásica. A freqüência na maior parte dos casos é de 60Hz (ciclos/segundo), porém alguns países ou regiões adotam a freqüência de 50Hz. A forma de onda gerada é senoidal e possui geralmente tensão eficaz de 127 ou 220 Volts, porém em alguns locais podemos ter variações de valores iguais a 110V, 115V, 120V, 127V, 220V ou 230V.
1.2- Fator de Potência
Quando a energia elétrica é gerada na usina a fase da tensão e da corrente são iguais, ou seja, a tensão e a corrente estão em fase (sobrepostas). Veja a figura 1 que ilustra esta situação.
Figura 1 – Tensão e Corrente em Fase na Geração Observe na figura 1 que as ondas de tensão e corrente na forma senoidal, geradas na usina, estão em fase. Pois bem, a partir disto cargas conectadas à rede elétrica,