Gerar Motivação
Criar um ambiente de trabalho em que reine a confiança, a transparência, onde não haja receio de compartilhar idéias e onde ninguém esteja sempre certo.
Proporcionar condições de trabalho (salários, prêmios em geral, expectativas de crescimento profissional etc.) baseadas na meritocracia, reconhecendo e premiando toda contribuição de valor real para o negócio (constituído por acionistas, clientes, trabalhadores etc.).
Ter um responsável pela equipe disposto a apostar naquele empregado determinado a apostar em si mesmo: delegando, dando oportunidades de desenvolvimento — em suma, permitindo que as pessoas percorram o caminho que considerem mais propício ao crescimento: o seu caminho.
Ter uma visão-missão comum. Todos os membros da equipe devem compartilhar um mesmo ideal.
Compartilhar objetivos que ponham em prática a visão-missão e que sejam compatíveis com os objetivos individuais.
Exercer uma liderança, individual ou coletiva, que direcione, coordene e impulsione a equipe, sobretudo em momentos difíceis.
Administrar talentos, situando da melhor maneira possível o desejo e o conhecimento de cada um dos membros da equipe.
Cultivar um espírito de equipe: valores, normas, atitudes e modelos de comportamento compartilhados. É preciso haver um sentido comum de pertencimento ao coletivo.
Apresentar resultados: uma equipe funciona quando alcança os objetivos planejados.
Conceder incentivos: todos os membros da equipe devem ser recompensados por seu esforço. Todos devem sentir que vale a pena trabalhar na empresa.
Observa e identifica o talento particular de cada um.
Coloca cada um no lugar onde pode render mais.
Delega: aposta com firmeza em seus colaboradores, certo de que eles conquistarão cotas mais elevadas de autonomia e responsabilidade.
Exige rendimento e resultados em proporção ao investimento de confiança e aos recursos aplicados.
Compartilha os benefícios obtidos ou os prejuízos a