GERAL
1. Introdução
Os meios de cultura fornecem os nutrientes necessários ao cultivo de microrganismos em laboratório. O crescimento desses microrganismos nos diferentes meios de cultura fornece as primeiras informações para a sua identificação. Alguns procedimentos são essenciais na hora da preparação de cada meio de cultura para a obtenção de melhores resultados e evitar contaminações, como: quando distribuir o meio antes de autoclave, os tubos não precisam estar esterilizados; quando distribuir o meio após a auto lavação, os tubos, frascos, placas, pipetas e vidrarias ou materiais auxiliares obrigatoriamente devem ser estéreis e os meios devem serautoclavados com as tampas semiabertas, para que a esterilização seja por igual em todo o conteúdo dos tubos.
Quando prontos para uso, podem ser encontrados sólidos, líquidos e semi-sólidos.Esses podem ser colocados em tubos de ensaio, frascos de diferentes tipos e, após autolavagem, ser colocados em placas de Petri. Logo, devem ser armazenados, preferencialmente, sob refrigeração. No presente trabalho, o objetivo foi preparar o meio de cultura, no qual foi pesado, hidratado, fundido e esterilizado em autoclave.
2. Materiais e Métodos
Os materiais utilizados foram:
• Placa de Petri;
• Água destilada;
• Ágar Padrão para Contagem (PCA); Luva 3. procedimento
Na coloração de Gram os microrganismos tratados foram a Bacillus cereus e a Escherichia coli. O objetivo desta coloração é visualizar as bactérias Gram-negativas de cor vermelha e as bactérias Gram-positivas de cor púrpura. Tal é possível porque ao longo da experiência são usadas diferentes soluções que permitem tais cores. Quando se usa a solução de Gram, a lâmina fica lilás o que permite dar à cor púrpura as bactérias Gram-positivas. A solução de Lugol fixa a cor e o álcool etílico descora as bactérias. O que acontece é que o álcool remove os límpidos presentes na membrana externa da parede