Geral
O presente trabalho tem por objetivo, através de pesquisas bibliográficas abordar a importância da liderança e da motivação no ambiente organizacional e verificar como são aplicadas em determinadas situações do cotidiano como no campo profissional e pessoal e na comunicação. Assim, torna-se importante saber como a liderança e a motivação podem influenciar no desenvolvimento das pessoas e da empresa e conseqüentemente alcançar o sucesso profissional.
Palavras-Chave: Liderança, Motivação, Ambiente Organizacional.
III – Revisão bibliográfica
Um administrador possui várias qualidades e uma delas é a liderança, pois é o líder quem fornece condições favoráveis para que a equipe realize suas tarefas e atinja seus objetivos.
No mercado atual as empresas necessitam desenvolver artifícios para alcançar seus objetivos para permanecer no mercado, sendo a liderança uma ferramenta indispensável.
As organizações buscam profissionais capazes de liderar, pois é o líder que assume a responsabilidade de direcionar a equipe para que a mesma execute suas tarefas, motivando, compartilhando valores, experiências e informações. Para Chiavenato (1994), a liderança é uma necessidade típica de qualquer trabalho em equipe e objetiva organizar as funções entre os colaboradores diversos, os quais têm objetivos e posturas igualmente diversas.
Na concepção de Taylor pai da idéia da administração cientifica, todos os trabalhadores eram iguais e o incentivo maior era o dinheiro, onde os funcionários eram pagos conforme o que produziam com salários adicionais, não podendo ultrapassar as demandas do mercado, mesmo por que poderiam ser despedidos, sendo assim os trabalhadores começaram a sentir a necessidade de segurança, diante da necessidade da motivação a administração cientifica começou seu fracasso.
Elton Mayo surgiu para resolver os problemas de uma organização, por meio de uma série de experiências em que os trabalhadores necessitavam de outros