Geral
O conceito de lugar ganhou nova dimensão, que foge ao senso comum, quando visualizado pelas mais recentes correntes do pensamento geográfico: a geografia humanística e a geografia marxista, que viabilizaram um redimensionamento não só do conceito de lugar bem como de diversos outros conceitos fundamentais da geografia.
Em sua nova visão, o lugar ganha em abrangência de significado deixando de ser compreendido apenas como um espaço produzido, ao longo de um determinado tempo, pela natureza e pelo homem, para ser visto como uma construção única, singular, carregada de simbolismo e que agrega ideias e sentidos produzidos por aqueles que o habitam.
Paisagem
Se pode perfeitamente discutir o conceito do termo paisagem, porém todos estão de acordo que esse termo, paisagem, se pode definir como elemento comum de uma zona de terreno que se plasma desde a visão de quem observa. Podemos relacionar vários tipos de paisagens entre elas estão as paisagens urbanas, paisagens naturais. Podemos apreciar as paisagens de forma natural observando esse lugar bonito e especial que enche os olhos de que aprecia. A paisagem é um dos conceitos mais importantes dentro da geografia. Para alguns, o estudo das paisagens é algo de suma importância e para outros a geografia deixaria de ter tanta importância sem a paisagem. Existem também aqueles que pregam a existência de uma ciência baseada na paisagem.
Exemplos:
PAISAGENS NATURAIS
São aquelas em que não existiu qualquer ação do ser humano, ou seja, não sofreram transformações causadas pelo homem.
Possuem apenas elementos naturais (montanhas, rios, mares, rochas, vegetação, animais, etc.). EX:
PAISAGENS HUMANIZADAS
São aquelas que, em maior ou menor escala, sofreram transformação por parte do homem.
Sempre que existir uma construção humana, trata-se de uma paisagem humanizada. Desta forma, as cidades e as aldeias são exemplos deste tipo de paisagem. EX:
Território
Território tem como principal conceito