Geral
“Os psicólogos se dedicaram ardorosamente a investigações cientificas a respeito, por exemplo, da percepção, da aprendizagem, da inteligência, da motivação, do pensamento, enfim, dos diferentes processos e funções psíquicas, separadamente”.
Esses estudos foram feitos com a principio, com o intuito de facilitar o entendimento da formação da personalidade das pessoas, de como vem se absorvendo informações necessárias ao longo desses processos para que se possa então ter a tal personalidade formada.
Passado, presente e futuro
“Enfim, para esse grupo de estudiosos era impossível auxiliar um paciente sem entendê-lo à luz do seu passado, do seu presente e do seu futuro, bem como sem considerar seu patrimônio biológico, cultural e social”.
Não seria necessário para alguns estudiosos, entender seus pacientes sem saber o que aconteceu em seu passado, na sua formação, desde criança, as influências, a forma que foi criada, como entendeu essa sua criação; o seu momento vivido também no presente, o que vem aprendendo, de que forma tem interpretado seu ambiente atual, que influência isso tem trazido para sua pessoa; sobre seu futuro, como o que pensa, por exemplo, o que se planeja para o futuro, quais os objetivos e missões a serem cumpridos.
A totalidade da personalidade
“A personalidade é muito mais do que aquilo que é refletido através dos nossos comportamentos”.
É importante entendermos que a personalidade não abrange apenas em nossos comportamentos atuais, mas sim em todos os fatos correlacionados aos acontecimentos que vem desde da sua criação (passado), ao seu momento vivido (atualidade), e ao que almeja-se ainda acontecer (futuro). A soma de todos esses fatores resulta no que realmente será nossa personalidade inteiramente formada.
Conflito
“Heditariedade x meio”.
Uma dos maiores conflitos da formação e influência sobre a personalidade está entre a heditariedade e o meio em que se vive. Na heditariedade, são as