Análise da marca rolex
A Marca: ROLEX
A Rolex é uma marca internacionalmente conhecida por seus belos (e caros) relógios. Desde 1905, data da fundação da empresa, a marca vem galgando espaço no mercado de luxo, tornando seu produto, o relógio de pulso, objeto de consumo e desejo de muitas pessoas.
Além da qualidade o nome da marca também já foi ligado a um famoso personagem do cinema, James Bond, cujos relógios Rolex faziam de tudo (até café). A imagem que a empresa deseja passar para o mundo de seus produtos, é que o relógio é um item essencial, mesmo que esteja ao alcance de poucos. Em seu próprio slogan “Relógios de luxo atemporal”, fica implícita a imagem que eles desejam passar ao consumidor.
Por estar naturalmente associada ao mercado de luxo e ser reconhecidamente uma marca luxuosa (e cara), a Rolex poderia associar seu nome e qualidade a objetos de luxo e consumo já consolidados por outras empresas, como a Mont Blanc (apresentada durante a aula), que deixou de produzir apenas canetas e hoje possui relógios, abotoaduras, peças de couro e óculos que levam a sua marca.
Embora possua diversas linhas de relógios femininos, a Rolex é mais comumente associada ao público masculino, de forma que a criação de novos produtos deva seguir o mesmo caminho. Dificilmente uma mulher compraria uma bolsa ou perfume Rolex, mas ela poderia facilmente comprar uma carteira ou perfume masculino para presentear o marido (namorado, amigo etc).
Tendo como base esse cenário, alguns produtos que poderiam ser veiculados à marca Rolex seriam:
- Canetas
- Carteiras
- Perfumes masculinos
- Óculos
Os 4Ps:
- Produto: Canetas, carteiras, perfumes masculinos e óculos de alta qualidade e alto padrão, mantendo a confiança perante uma marca consolidada.
- Preço: Alto custo por tratar-se de mercado de luxo e alto padrão. Classe AAA
- Praça: Nas próprias lojas Rolex, atestando a qualidade dos novos produtos, sem intermediadores.
- Promoção: Os produtos da marca Rolex não