Cluster
Conceito
é uma concentração de empresas que se comunicam por possuírem características semelhantes e coabitarem no mesmo local. Elas colaboram entre si e, assim, se tornam mais eficientes.
Segundo Michael Porter, clusters são concentrações geográficas de empresas de determinado setor de atividade e organizações correlatas, de fornecedores de insumos a instituições de ensino e clientes
Primeiro conceito
conceito popularizado pelo economista Michael Porter no ano 1990, no seu livro Competitive Advantages of Nations ("As vantagens competitivas das nações").
Os clusters provocam tanto a concorrência como a cooperação: as empresas continuam disputando o mesmo mercado, mas cooperam em aspectos que trazem ganhos mútuos.
Como pode ocorrer os ganhos : participação em feiras, consórcio de exportação, compartilhamento de fretes tratamento de matéria prima, aumento da produtividade das empresas sediadas na região, indicação da direção e o ritmo da inovação, que sustentam o futuro crescimento da produtividade e estímulo da formação de novas empresas, o que expande e reforça o próprio cluster.
Por estarem próximas, as empresas interagem com efeitos positivos. Por estarem concentradas, as empresas criam um mercado de trabalho especializado, atraem fornecedores de diversos tipos e geram um ambiente de disseminação de tecnologias. O que uma empresa faz no cluster, a outra fica sabendo por canais informais de comunicação e também adota. Isso contribui para aumentar a competitividade da região e acontece automaticamente, simplesmente pelo fato de as empresas estarem concentradas.
Um cluster seria algo como uma colméia (sugestivo de cooperação, colaboração, especialização, divisão do trabalho) ou como o conjunto de equipamentos de lazer de um condomínio de edifício (a piscina, a churrasqueira, a quadra poliesportiva, o playground infantil), o que sugere integração, entrelaçamento, afinidades etc.
Clustes no