Conceito de analise de valor agregado
O gerenciamento de projetos lida com as três características de projetos: escopo, prazo e custo. A análise de valor agregado provê métricas para comparar o que foi planejado com o trabalho completo dentro desses parâmetros, conforme ilustra a tabela abaixo. Enquanto a análise de valor agregado estabelece requisitos de comunicação do andamento do projeto bastante precisos, ela não descreve como os projetos devem ser gerenciados permitindo flexibilidade no uso de uma grande variedade de técnicas gerenciais.
Os conceitos de análise de valor agregado são apresentados pelo PMI por meio de seu compêndio de boas práticas de gerenciamento de projetos: o PMBOK. Tais conceitos concentram-se na disciplina de gerenciamento de custos do projeto, e compõem uma ferramenta de controle, análise e medida de desempenho do projeto.
A análise de valor agregado traz um conjunto de indicadores que podem ser utilizados para verificações no projeto. Cada indicador atende a uma questão específica sobre o projeto analisado. São elas: 1. O cronograma está em dia? A resposta a essa pergunta mostra a SV ou Scheduled Variance - Variação de Cronograma. 2. O tempo está sendo utilizado de forma eficiente? A resposta a essa pergunta mostra o SPI ou Schedule Performance Index - Índice de Desempenho do Cronograma. 3. Qual o valor estimado do trabalho que, segundo o planejamento, deveria estar pronto até o momento? A resposta a essa pergunta mostra o PV ou Planned Value - Valor Planejado. 4. O projeto está acima ou abaixo do orçamento previsto? A resposta a essa pergunta mostra a CV ou Cost Variance - Variação do Custo. 5. Qual o valor estimado do trabalho que foi realizado até o momento? A resposta a essa pergunta mostra o EV