Geral
Objetivos do Planejamento Estratégico
O instrumento recomendado para dar competitividade à indústria é o planejamento estratégico.
Os objetivos do planejamento estratégico devem ser:
1) diminuir custos (via aumento de produtividade e qualidade, redução do desperdício, redução de estoques, melhora do processo, etc.);
2) fabricar com boa qualidade para obter e consolidar a confiança do consumidor, o que inclui tecnologia de produto; e
3) ter agilidade competitiva, pois a indústria não sabe quem será seu concorrente (empresas estão se implantando ou mudando de produto com muita rapidez).
Note-se que esta agilidade para mudar é alcançada na manufatura e não no marketing. Daí a recomendação feita adiante no sentido de o planejamento estratégico ser capitaneado pela manufatura.
Competição baseada na produção rápida e flexível significa que a indústria, além de rapidez, precisa ter flexibilidade para mudar de produto, quer para lançar novos produtos quer para alterar a programação de produção da linha atual de produtos, em função das oscilações de mercado. Para ter essa flexibilidade, a indústria precisa ser rápida, precisa ter pequeno "lead time".
Doze Recomendações Sobre o Planejamento Estratégico para Obter Competitividade.
O planejamento estratégico, como já mencionado, é o meio utilizado para obter competitividade, mas com algumas alterações em relação ao passado: antes, o planejamento estratégico ficava restrito basicamente às áreas de marketing e finanças; hoje, todas as áreas da empresa devem participar - Engenharia de Produto, de Processo, de Manufatura, de Suprimentos, Marketing, Finanças... Alguns sugerem que cabe ao pessoal da manufatura chefiar e coordenar o grupo de planejamento estratégico.
A elaboração do plano estratégico para conseguir competitividade deve obedecer, em linhas gerais, às recomendações a seguir:
1) Entender as forças que impulsionam nossa empresa e as dos nossos concorrentes: tipo de