Geradores Mecanicos
Gerador é um dispositivo utilizado para a conversão da energia mecânica, em energia elétrica. Os geradores mecânicos são os geradores mais comuns e com maior capacidade de criação de energia. Transformam energia mecânica em energia elétrica, principalmente através de magnetismo. É o caso dos geradores encontrados em usinas hidroelétricas, termoelétricas e termonucleares.
Todo gerador mecânico que produz corrente alternante, também pode ser chamado de alternador, e os de corrente contínua chamados de dínamos.
Assim, chama-se gerador, alternador ou dínamo a máquina que converte energia mecânica em eletricidade,
Os geradores têm duas unidades básicas: o campo magnético, que é o eletromagneto com suas bobinas, a armadura - a estrutura que sustenta os condutores que cortam o campo magnético, e transporta a corrente induzida em um gerador, ou a corrente de excitação, no caso do motor. Em geral, a armadura é um núcleo de ferro doce laminado, ao redor do qual se enrolam, em bobinas, os cabos condutores.
O gerador funciona através de movimentos eletrostáticos ou por algum tipo de indução eletromagnética (EX:Disco de Faraday).
Nos geradores mecânicos existem duas partes integrantes:
O Estator - conjunto de órgãos ligados rigidamente à carcaça.
O Rotor - sistema rígido que gira em torno de um eixo apoiado em mancais fixos na carcaça.
Na parte funcional temos:
O Indutor- É o responsável por criar os campos magnéticos.
O Induzido - É o responsável por criar as correntes elétricas.
Nos dinamos os rotores são induzidos e nos estatores, são indutores. A corrente induzida produz campo magnético que,segundo a Lei de Lenz, exerce forças contrárias à rotação do rotor,criando então energia.
Geradores de Corrente Contínua
Se uma armadura gira em um campo fixo, a corrente induzida se move em uma direção durante a metade de cada revolução; e em outra direção durante a outra metade. Para produzir um fluxo constante da corrente em uma direção, ou