Trabalho de Eletricidade Aplicada
RIO DE JANEIRO
JUNHO - 2013
GERADORES MECÂNICOS DE CORRENTE ELÉTRICA
Trabalho apresentado ao professor XXX, da disciplina Eletricidade Aplicada (YYY), da turma ZZZZ, turno Noturno, do curso de Engenharia de Produção.
Universidade Estácio de Sá
Rio de Janeiro - --/--/----
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO p.4
2- GERADORES MECÂNICOS DE CORRENTE ALTERNADA p.5
3- CONCLUSÃO p.7
4- BIBLIOGRAFIA p.8
4 1- INTRODUÇÃO
Uma das mais difundidas e importantes aplicações derivadas do estudo da eletricidade são os geradores mecânicos de corrente elétrica. Boa parte da energia elétrica disponível em nossas cidades tem sua origem em algum desses geradores.
Seu princípio de funcionamento baseia-se no fenômeno de indução eletromagnética. Em 1820, durante um experimento, Hans Christian Ørsted notou que havia alguma relação entre eletricidade e magnetismo, ao observar a agulha de uma bússola desviar do norte magnético quando a corrente elétrica de uma bateria próxima era ligada e desligada. Foi, assim, quem descobriu que correntes elétricas criam campos magnéticos. Contudo, foi apenas em 1831 que a indução eletromagnética foi descoberta, independentemente, por Michael Faraday e por Joseph Henry. Como Faraday publicou primeiro os resultados de seu experimento, a ele foi creditada a descoberta. Faraday descobriu que a indução eletromagnética ocorre devido à mudança no fluxo magnético, e não pela simples existência de um fluxo magnético. Usando o conceito de linhas de fluxo magnético, Faraday deduziu que a intensidade da força eletromotriz induzida é proporcional à variação do fluxo magnético (do número de linhas de fluxo magnético) pela área da espira condutora. Em 1833, Heinrich Lenz, um físico alemão, completou a relação dada