Física-Geradores
Aluno:
Série: Nº:
Geradores e como funcionam
Limoeiro
Maio de 2014
Escola:
Aluno:
Série: Nº:
Geradores e como funcionam
Pesquisa de Física, para atribuir a nota, na AT do segundo bimestre.
Orientadorª:
Limoeiro
Maio de 2014
Apresentação______________________________________________
Quando nos tornamos uma sociedade, consequentemente, junto veio à necessidade de produzir. Começamos com o plantio manual destinado apenas ao próprio consumo, com o avançar das épocas precisamos aumentar a produção e para isso tivemos de implementar tecnologia em todos os meios . E para isso precisamos de energia, mas o que se fazer quando a fonte principal de energia não tiver podendo operar, para não haver perda das máquinas criamos o gerador que pudéssemos converter com fonte de energia em energia elétrica, é o que acontece com a energia solar, eólica, e outras são convertidas em eletricidade por meio do gerador.
Geradores
O tipo mais comum de gerador elétrico, o dínamo (gerador de corrente contínua) de uma bicicleta, depende da indução eletromagnética para converter energia mecânica em energia elétrica, a lei básica de indução eletromagnética é baseada na Lei de Faraday de indução combinada com a Lei de Ampere que são matematicamente expressas pela 3º e 4º equações de Maxwell respectivamente.
O dínamo funciona convertendo a energia mecânica contida na rotação do eixo do mesmo que faz com que a intensidade de um campo magnético produzido por um imã permanente que atravessa um conjunto de enrolamentos varie no tempo, o que pela Lei da indução de Faraday leva a indução de tensões nos terminais dos mesmos.
A energia mecânica (muitas vezes proveniente de uma turbina hidráulica, a gás ou a vapor) é utilizada para fazer girar o rotor, o qual induz uma tensão nos terminais dos enrolamentos que ao serem